Sunday, May 20, 2007

Questão Crucial...





O nosso Amigo A. João Soares citou, no seu blogue o Miradouro:

Texto de Guerra Junqueiro - Pátria - 1896


"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta.

O nosso Amigo Zé GUITA comentou:
Pois é...
Caro A. João Soares
Hoje como há 111 anos, como no tempo da Arte de Furtar, como no tempo da "apagada e vil tristeza" apontada pelo Poeta. É a dominação da mediocridade, é a política de nivelar por baixo, é o laxismo, é a corrupção... A crise é grande. Mas não é a primeira! Não se avistam faróis que orientem boa navegação, mas ainda se vislumbram uns pirilampos que permitem manter a esperança de encontrar rumo certo e seguro.Há que continuar agarrado ao leme e navegar!
Saudações
20-05-2007





Agora, comento eu:




É na realidade uma tristeza ver este País esquecido de si e ver este Povo bom e por vezes Sábio ao sabor dos ventos e desorientado nas marés! Até apetece ser PIRATA! Mas, por onde passará a MUDANÇA necessária?

Este Pirata considera que uma das obras mais importantes a fazer nesta Península Encantada teria que ser a da EDUCAÇÃO – não apenas das criancinhas (também muito necessária) mas de todos. Uma educação para uma CIDADANIA culta e ética que possibilitasse

QUE SE CUMPRISSE PORTUGAL!

Será que para este fim, não será mais importante

o PRIMADO DO SER que o do TER?!
O PIRATA

27 comments:

A. João Soares said...

Caro Pirata,
Muito obrigado pelas visitas ao meu blogue e pela atenção de fazer eco deste post que começou por ser uma transcrição e que esá a ser muito valorizado pelos comentários dos visitantes. Assim, dá gosto ter um blogue!

Felicidades para a «Península».

Um abraço de amid«zade

Al Cardoso said...

Que pena termos uma "Peninsula encantada" que os nossos (des)governantes cada vez mais desencantam!

Parabens pelo seu "blog".

Saudacoes serranas d'Algodres.

mulherazul said...

tenho pena que tão poucos consigam ver que este povo tem que ser educado.mas acredito que os vossos filhos recebam informação necessaria para por este povo a marchar.

Pirata das Berlengas said...

Caro A. João Soares,

Pois é, só mesmo por andar sempre no Alto Mar é que acabo por ter menos tempo de vir aqui responder aos seus comentário ou ir comentar o seu blogue, que tantos temas de interesse apresenta todos os dias.

Ainda agora viagei até lá e descobri novos motivos de interesse, mas ainda não tive oportunidade de os comentar.

Será para breve!

Um abraço,

O Pirata

Pirata das Berlengas said...

Caro Al Cardoso,

Já fui dar uma espretadela nos seus blogues e realmente fico sempre muito feliz quando vejo Gente interesada neste País e nas suas Maravilhas! A zona Serrana é uma dessa maravilhas e realmente merece ter pessoas como o Amigo, dedicado arauto das suas excelências!

Parabéns e já irei deixar lá algum sinal da minha passagem...

Abraçoa d'o Pirata

Pirata das Berlengas said...

Cara Amiga Mulherazul,

Pois fico muito feliz com a sua passagem nesta Península Encantada. É sempre bem vinda! Já percebi que anda fazendo pela vida em longes terras... Espero que todo o carinho que demonstra por este País possa alguma vez ser recompensado por uma melhor consciencialização deste povo com tantas qualidades e que poderia atingir uma maior excelência na cultura e na cidadania.

Quanto aos Filhos: tentamos sempre dar-lhes aquilo que de melhor temos e transmitir-lhes os Valores que possam constituir sementes de boa e sã atitude futura!

Cumprimentos e saudações deste Pirata!

Paulo said...

«Sei por mim própio que os exilados se alimentam de esperança» (Ésquilo - c.526/456).

Quantos marinheiros, ceguinhos de choro, algures em mares salgados,lembram as mãos de um Povo com lágrimas que voltou a encontrar o «Mostrengo» da sua história?

PS: Obrigado pela visita.
Paulo

Pirata das Berlengas said...

Caro Amigo, Muito obrigado pela pronta resposta! Somos sempre Exilados no sentido ONTOLÓGICO, mas como Cidadãos não o devemos ser.

Abraço de Piarata

Pirata das Berlengas said...

Caro Amigo Paulo Sempre,

Isto de escrever depressa tem que se lhe diga e surgem as gralhas! Retranscrevo, agora correctamente:

Caro Amigo, Muito obrigado pela pronta resposta! Somos sempre Exilados no sentido ONTOLÓGICO, mas como Cidadãos não o devemos ser.

Abraço de Pirata

amor,liberdade e solidão said...

antes de mais obrigada pelas suas palavras...pelos vistos tudo tem o seu lado subejectivo..o que torna o olhar para o real bem mais bonito..boa semana

amor,liberdade e solidão said...

hoje que leio com mais atenção o post, quase que consigo sentir a força da esperança através das palavras...mais do que manter o espírito é conseguir colocar em prática todo aquilo que na verdade defendemos...

Pirata das Berlengas said...

Obrigada cara Amiga "Amorliberdadeesolidão"!

Passarmos uns aos outros essa Amizade e Beleza pode bem ser um dos benefícios desta tecnologia dos blogues!

É sempre bem vinda.

O Pirata

Liliana said...

Olá.

Quem questiona é celindrado. Normal é que poucos se afoitem...
Acabei de ver, na CNN, aquela mãe que faz campanha contra a guerra do Iraque, na qual, o seu filho morreu por nada... e o protesto custou-lhe a saúde, os relacionamentos e hoje está falida.
Eu amo aquela coragem! Porque ali se exprimem os mais altos valores que o exemplo nos pode dar.
Quem for capaz de vistas largas, pode bem imaginar, como daqui a uns anos (poucos espero...) se olhem para as nossas guerras, pobreza e misérias como nós, olhamos hoje, para o circo romano onde se atiravam homens ás feras.

Um abraço.

mulherazul said...

os deuses não estão a meu favor, já por 3 vezes que tento juntar o teu blog na minha lista, mas estou com dificuldades. vou continuar esta aventura, talvez consiga. eu e as maquinas não nuns entendemos lá muito bem não falamos a mesma lingua. Se tiveres alguma dica agadeço. boa semana

Sei que existes said...

Gostei muito de passar por aqui e ler este post!
Pois é, este pais anda mesmo á deriva, mal governado, desmotivado, e a ficar cada vez em pior estado!
Deveria-se investir mais na educação? Sem dúvida que sim!! Na educação, na saúde, nas forças de segurança, nas fiscalizações... Mas infelizmente a única coisa que vejo que se investe é na riqueza dos que estão no governo ou em certas entidades à custa dos sacrificios de um povo que está a perder a sua dignidade...
Beijocas

A. João Soares said...

Multibanco. Uma batalha ganha!

Em 24 de Maio lançámos em http://domirante.blogspot.com/2007/05/carto-multibanco-explora-o-cidado.html o
alerta contra a ameaça, já tida como certa, de que em 2008 passaríamos a pagar uma taxa por cada utilização do cartão de débito multibanco, falando-se em 1,50 €, a apontámos a forma de reagir a esta exploração. Temos o dever e o direito de defendermos os nossos interesses de clientes e, dispomos de poder para adoptarmos as alternativas que iriam fazer reverter essa exploração em prejuízo dos bancos. Ter poder e não o utilizar legitimamente seria pura inépcia.

Este alerta teve eco e gerou-se um movimento de repulsa por mais esta exploração pelos serviços bancários aos cidadãos indefesos. As pessoas começam a abrir os olhos para o mundo hostil que as rodeia e procura sacar a suas poupanças, mesmo que sejam muito
Magras e insuficientes para uma sobrevivência difícil.

Agora, notícia do Jornal de Notícias diz que «a entrada em vigor da Área Única de Pagamentos em euros (SEPA) em 2008 não vai conduzir à cobrança de serviços que, actualmente, são gratuitos nas operações com multibanco, garantiu ontem o coordenador do gabinete de relações internacionais da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS).» «serão feitos acertos de operações, mas apenas entre a SIBS e os bancos. Entre os acertos está, por exemplo, a decomposição de taxas cobradas à Banca. Para os consumidores, afirmou, a SEPA ‘não terá impacto’ sobre as taxas em vigor.»

Está ganha uma batalha, mas não tenhamos ilusões, haverá muitas outras e cada vez mais subtis para aumentarem os seus já elevados lucros à nossa custa. Temos de estar cada vez mais atentos e prontos a fazer valer os nossos direito e usar os poderes de que dispomos como clientes e cidadãos. Uma guerra depende de muitas batalhas e ganhar uma destas não corresponde à vitória final. Da mesma forma um campeonato depende de muitos jogos e cada um é importante, embora não seja decisivo.

Cumprimentos

Moinante said...

Espero que o governo das Berlengas não seja igual a este que temos de enfrentar todos os dias aqui no Continente .

Um grande abraço .

Estreia .
Mini blog-romance .
" O Sol , lá da banda de Espanha , espreita tímido estas terras lusas , que se erguem na paisagem fria . "

Maria said...

Tenho vindo por aqui e ainda não percebi o porquê "das Berlengas"....
O Pirata não me espanta, mas porquê das Berlengas?
Acho que nunca te encontrei por lá... nas ditas....

Um abraço

Moinante said...

A Beira Baixa vista com outros olhos ...

Abraços .

Um bom fim de semana .

Pirata das Berlengas said...

Cara Amor,liberdadeesolidão,

Muito obrigado pelos dois comentários que aqui deixou. É verdade, creio cada vez mais que a Arte pode ter um papel FUNDAMENTAL, mais do que da esfera da mera "intervenção", mais profundamente "FORMATIVA/EDUCATIVA".

De que forma pode a ARTE formar e educar?

De vários modos e a vários níveis, nomeadamente através de uma progressiva educação do sentido estético e da sensibilidade dos jovens (e dos menos jovens). Todos sabemos e podemos comprovar o efeito nefasto das imagens de violência e desrespeito na tv, sobretudo junto das crianças e jovens. Ora se houvesse o cuidado de, em vez de os bombardear com tais imagens, houvesse um esforço concertado de "educar" através da informação, da beleza, de uma sensibilidade mais harmoniosa, isso seria uma ajuda importante à criação de sociedades mais estáveis e tolerantes, num mundo sempre "à beira do conflito"!

Um abraço,

O Pirata

Pirata das Berlengas said...

Cara Liliana,

É precisamente para deixarmos de "fazer o circo máximo" nas nossas sociedades, que, na resposta anterior (à Amiga Amor,liberdadeesolidão), eu advogava a utilização da ARTE como FORMATIVA/EDUCATIVA.

Um abraço,

O Pirata

Pirata das Berlengas said...

Cara "Mulherazul"

Na realidade, eu como Pirata também não sou ainda muito hábil com estas "tecnologias" da internet e como tal ainda nem fui capaz de vos adicionar na minha lista - tenho que ver se arranjo um tempo para o fazer mas, não, infelizmente não lhe sei explicar como fazê-lo...

UM Abraço

O Pirata

Pirata das Berlengas said...

Sei que existe,

Muito obrigado pelo seu comentário!

Nas respostas anteriores, eu abordava a possibilidade de também se usar a Arte e a TV para educar e sensibilizar as pessoas (e sobretudo os jovens) ao contrário do que normalmente é feito, especialmente pela TV que normalmente é um convite à violência, ao desrespeito e não educa no verdadeiro sentido da palavra.

Concordo consigo que será necessário mudar a mentalidade das pessoas para que este País possa tomar um rumo diferente.

São necessários os movimentos de CIDADANIA - não os partidários, nem aqueles que se destinam a angariar fundos, mas outros, meramente de despertar consciências para a necessidade de se começar a VIVER diferentemente.

Um abraço,

O Pirata

Pirata das Berlengas said...

Caro Amigo A. João Soares,

Óptimo trabalho e grande victória! A guerra não está ganha, mas batalha a batalha é que se vai construíndo. Entendam-se aqui as palavras "guerra" e "batalha" não no sentido militar mas no sentido do TRABALHO a fazer para dignificar este País e salvaguardar as suas Gentes.

Um abraço,

O Pirata

Pirata das Berlengas said...

Caro Moinante,

Como estive mais uns tempos no "Alto Mar", não consegui encontrar o seu Mini Blogue Romance... É no seu endereço do costume? Muitogostaria de lê-lo, mas não soube encontrar.

Um abraço e não estou esquecido do repto do MEME. Tenho andado a "digerir" a pensar o que poderei adoptar para este blogue.

Abraço,

O Pirata

Pirata das Berlengas said...

Cara Maria,

Pois é! Das Berlengas...

Fica o Mistério...

Um abraço, assim que puder passo no seu blogue.


O Pirata

Pirata das Berlengas said...

Caro Moinante,

Pelos vistos tenho que "fazera ronda" das vossas casas, para poder saber a que se refere no seu comentário sobre a Beira. Estive de novo "no alto mar" e então não tenho podido visitar-vos.

Um abraço de Pirata