Sunday, June 10, 2007

10 de JUNHO em PORTUGAL no MUNDO





DEZ DE JUNHO DE 2007 - DIA DE PORTUGAL E DAS COMUNIDADES


Portugal, hoje celebra-se o teu dia e penso quantos terão realmente ideia ou sentimento do que isso possa ser.

Sem quaisquer sentimentalismos “patrioteiros”, que é feito da Amor por esse pequeno recanto do mundo que “deu novos mundos ao mundo”?

Que é feito da VISÃO, da ESTRATÉGIA, do ESPÍRITO DE MISSÃO que por vezes, ao longo da nossa história, existiu?

Alguns têm reflectido sobre as celebrações da Pátria – e, claro, para muitos os conceitos podem estar adulterados, para outros, ultrapassados. Mas a inegável realidade é que nascemos (e muitos de nós vivemos) neste “recanto à beira mar plantado” de onde por vezes saiem grande “cabeças” que vão frequentemente trabalhar a viver para fora – onde são apreciados – e no dia a dia não pensamos muito neste País... excepto para nos queixarmos, como sempre foi costume.

Lendo um Eça de Queiroz, um Ramalho Ortigão, um Camilo, ficamos com a sensação de que pouco mudou neste cantinho. Os mesmos “Conselheiros Acácios” continuam a fazer a sua vida e a sua carreira e os Fernando Pessoa, criativos e despertos, continuam a morrer na miséria e no desconhecimento.

Quanto ao grande número, amam ou detestam Portugal em função do futebol que se ganha ou perde, mas não é sustentada no dia a dia a aprendizagem do “construir da Nação”.

No blogue do Amigo A. João Soares um textos mencionava que as nações têm que continuar a construir-se. Concordo completamente. Como fazer, de outro modo, num mundo difícil e arriscado em que até o Estado Nação é um conceito desafiado pela prática diária e a economia ameaça tudo conquistar, sem guerra, mas também sem Honra?

Onde estão os valores que a Pátria/Mátria poderá defender e encarnar? Os Homens e Mulheres com Brio Fraterno mas Digno que se Levantem em nome da VISÃO de um Portugal Cultural, Linguístico, Fraterno e Solidário Humanamente, mas também Inteligente e Capaz?

PORTUGAL,
Onde está teu Coração?
Refugiado talvez,
Talvez com uma mão vazia,
Uma Alma de sonhos...
Guarda em ti essa VISÃO
ALMA MUNDI, Coração
Lá onde alguém o teu Nome pronuncia...

O PIRATA

21 comments:

A. João Soares said...

Caro Pirata,
Parabéns por este post.
Pouco pirateou, apenas o fermento a picada que fez sacudir a proa.
Agradeço a publicidade que desta forma dá ao meu blog. O seu texto está muito bom. A Nação para ser imortal, como diz o hino, precisa de produzir riqueza para os seus cidadãos a fim de poder pagar as importações e criar qualidade de vida.
Sem produção de riqueza que dê pra as despesas, qualquer pessoa, família, empresa ou Nação acaba por falir. Por outro lado, estão os valores não materiais como a honra, a dignidade. Temos que amar a Pátria para beneficio de TODOS os seus filhos.
Não basta sentir orgulho por épocas da história. Tal como na estrada não se deve andar na vida em marcha atrás ou a olhar para trás. Temos que viver da melhor forma o dia de hoje e preparar o de amanhã. Tem de haver um planeamento, estratégico, a prazo, para que tudo seja coordenado em convergência com o objectivo pretendido. Isto é um princípio de qualquer sistema de planeamento e de preparação da decisão. A Pátria devia ser merecedora de melhor atenção de todos e, principalmente, dos governantes, para ser construída como uma obra de arte de que todos os vindouros se possam orgulhar.

Um abraço

Maria said...

Tenho levado a vida inteira a tentar que não me obriguem a sentar....

Abraço

Pirata das Berlengas said...

Caro Amigo, Muito obrigado por ter passado aqui tão prontamente! Concordo em pleno com o comentário que aqui deixou.

Um abraço neste dia especial,

O Pirata

Pirata das Berlengas said...

Cara Maria,

Não tenho a certeza de ter compreendido o teor do seu comentário, mas... ficarei à espera.

Um abraço,

O Pirata

Pirata das Berlengas said...

Cara Maria,

Agora acho que já percebi o que o seu comentário queria dizer! É a minha Amiga uma das pessoas "qoe se levantam" pela Pátria? Certo?
É que eu à primeira vista não tinha percebido exactamente o que queria dizer! Pois então, tente que não a forcem a sentar-se!

Um abraço,

O Pirata

Unknown said...

Caro Mário Relvas
Efectivamente, o mar por estes lados tem andado um tanto revolto...
Entretanto, coloquei a Península Encantada em link directo no Securitas. Só é pena os seus posts serem pouco frequentes... mas valem bem pela qualidade.
De facto, o Estado português encontra-se em crise que se mostra grave. Mas, não sendo a primeira vez que tal acontece, nada de desanimar, as crises têm é que ser bem geridas... Infelizmente, entrou-se a nivelar por baixo e instalou-se o culto da mediocridade.
Porém, Portugal ainda não deixou de ser uma NAÇÃO. E uma nação é um projecto colectivo, com raizes no passado, vivendo o presente e correndo para o futuro. A mediocridade da cultura oficial instalada, pretensamente requintada, ainda não extingiu a verdadeira cultura, no sentido de herança social, acumulada ao longo de nove séculos, e que continua latente na alma do povo.
Falta cumprir-se Portugal! Mas o projecto nacional continua.
Esta é a ditosa Pátria nossa amada!
Que AINDA tem filhos dos tais que canta o Poeta.
Como manda o Senhor D. João II, atados ao leme, continuemos a navegar para entrentar e vencer mostrengos.

Neste Dia de nós todos, abraços do Zé Guita.

mulherazul said...

Ora, muito bom dia... já tinha pensado que nunca mais voltava à sua peninsula, abastcer-se de rum. Para comemorar o 10 junho fiz uma boa feijoada, e cantamos o nosso hino o "Olha o fado" de Fausto e o grandola vila.... de josé af. para nós são estas as músicas de Portugal. Uma muito boa semana e vai aparecendo hip, hip...

temavondodementiras said...

Embora um pouco ausente também das lides do blog, sempre que posso com a calma que gosto de ter ao saboriar qualquer coisa que faço visito os blogs que conheço e que de uma maneira ou de outra me cativam o interesse. Este é um deles. O dia de Camões para a maior parte será só e apenas mais dia em que é feriado, nalgumas vezes um feriado para ter uma ponte. Mas este feriado é resultado como deveras sabe, do sangue que escorria daquele olho em prol da nossa pátria, e que esse sangue cheio de poesia ainda ensanguentou o que na altura era a nossa bandeira; ao elevá-la bem lá no alto e dizer a poesia venceu em Português. É um feriado de vitória, de esforço, uma forma de demonstrar que ainda podíamos ser mais pequenos do que somos. Muito bom este post.Temavondo de mentiras é um nome criado através da saturação do poder que a mentira tem hoje no nosso quotidiano. No Alentejo temavondo é uma expressão que substitui em calão "já chega". Abraço e boa semana de trabalho.

mulherazul said...

É verdade que os piratas das caraibas é um filme para entreter, mas vi o labirinto de pan é um filme espanhol e surpreendeu-me, gosto de filmes misticos e fresquinhos.

Moinante said...

Amigo Pirata :
Aqui deixo parte do que sinto . Espero não ser inconveniente , mas é o que nos acontece quando amamos tanto a nossa Pátria .

Solitário , neste meu posto de vigia , onde o imaginário impera , vejo ao longe onde a linha do horizonte confunde a visão , uma nuvem de poeira que se levanta , coloco a mão sobre os sobrolhos ,protegendo-os da intensa luminosidade solar e , avisto aqueles homens cansados sobre as suas montadas , de elmos , carregados de escudos e lanças ... Por entre a nuvem de pó , vislumbro o estandarte com as nossas cores , respiro fundo , e penso : " - São os nossos homens vindos de mais uma batalha , e se o estandarte vem erguido é sinal de que mais uma vez vencemos . Embora cansados , no seus rostos vejo alegria , as nossas cores foram defendidas , os nossos ideais respeitados ... voltam porque amam este pedaço de terra que fizeram crescer , florescer ... "
Passados tantos séculos , aqui estou no mesmo local , onde vejo os nossos homens partirem , não partem para defender o que conquistaram , o respeito que um povo nobre merece , partem porque foram desrespeitados,ultrajados , partem porque não deixam que o chão que defenderam lhes dê de comer ou criar os seus filhos condignamente , partem porque estão fartos de tanta mentira , incúria , incompetência ... Partem mas não os vejo voltar , a não ser para visitar os seus entes que ficaram ,que por razões diversas estão impossibilitados de também partirem . Vejo no rosto deles tristeza , angustia , revolta ...

Aaaahhhhh , meu país , a quem eu jurei fidelidade , que rumo te traçaram . Comandado por quem não te ama , de onde por e simplesmente pretendem o pouco do metal amarelo que ainda resta , que vão esbanjar em (OTA)rices e (T)anta (G)amela (V)azia e pockets sabesse lá de quem .

Aaaaahhhh , meu país que voltas à ignorancia por tantas escolas fecharem , que morres por falta cuidados por tantos centros de saúde fecharem , que nasces noutras Pátrias porque te negam a possibilidade de nasceres na tua .

Aaaaaaaaahhhhhhhhh , meu país ...que sucumbes ...

Um grande abraço .

Isabel José António said...

Caro Amigo Pirata,

Aqui chegámos e ficámos com os olhos marejados de lágrimas por sentirmos tanto Amor por Portugal, mas também ao lermos os comentários de vários dos Amigos que aqui vieram comentar e sentirmos a justiça das suas palavras e a força do seu Amor a Portugal. Refiro especialmente até ao comentário do "Moinante", que me comoveu profundamente.

Com um enorme abraço para todos,

Isabel

Isabel José António said...

Já actualizámos os nossos blogues Poesia Viva, Caminho do Coração e Observatório.

Um abraço da

Isabel e José António

Al Cardoso said...

Por aqui pelos "States" tambem celebra-mos com desfiles e outras actividades.
A bandeira das quinas la se encontra a flutuar na varanda da minha casa, e por la ficara ate ao fim do mes.

Um abraco d'Algodres.

Sei que existes said...

Senti bem fundo as tuas palavras em relação a esta nossa Pátria, que com uma maravilhosas história e capacidade para ser uma pequeno paraiso, acabou maltratada e esquecida pelos seus goverantes e inclusivé por parte do seu próprio povo!...
Beijinhos

Unknown said...

Caro Pirata

Já tinha passado, mais até do que uma vez... a acompanhar os merecidos comentários ao seu post, sem me aperceber da "gafe" cometida consigo e com o nome do amigo Mário Relvas. As minhas desculpas para ambos, o mais formais possível.
Há vários ditos populares para o caso, desde o da "cadela apressada" até ao de "tocar muitos instrumentos"... A verdade, que reconheço, é que vou perdendo a capacidade para gerir várias conversas ao mesmo tempo. É a vida a correr e dela não me queixo. Foi cheia e ainda não está vazia.
É preciso navegar! E é bom encontrar outros navegantes.

PS - Há um qualquer erro no seu comentário de 10JUN ao Securitas. O comentário é muito importante e merece ser repetido sem erro.

Abraços do Zé Guita

amor,liberdade e solidão said...

Só hoje li com atenção os comentarios, tenho andado um pouco ausente...muito obrigada pela dica e sugestão para abandonar este maldito vicio...é sempre muito bem vindo ao meu blog
boa semana
bjo

Maria Carvalhosa said...

Olá Pirata das Berlengas,

Bem regressado sejas a esta nossa Península... e com que vigor patriótico o fazes!

Não fiques por fora muito tempo. Fazes falta neste nosso jardim... (à beira-mar plantado, pois é claro!).

Beijos.

A. João Soares said...

Mas que grande pirata!
Faça lá um pequeno esforço e coloque aqui um pequeno post com mais frequência, para não virmos cá ao engano.
Mesmo nos mares do Sul ou no pacífico, deve haver um cibercafé de onde nos possa dar sinais de vida!!!
É que as ausências dos amigos, quando muito prolongadas, causam preocupação.
Abraço
Do Miradouro

Isabel José António said...

Queridos Amigos,

Após uma longa pausa estamos de regresso!

Visitem-nos nos seguintes blogues:

http://flordojacaranda.blogspot.com/


http://reflexoessentidas.blogspot.com/


http://diarioestetico.blogspot.com/


Isabel e José António

Liliana said...

Caro Pirata, estou também eu de regresso! Então para quando uma nova Piratada?!

Piratas e Espadachins said...

Regressámos! E estamos no Baleal...

Venha logo visitar-nos
Que nunca faremos mal
A quem venha procurar-nos
Nas traseiras do quintal...

Os Piratas